A Usina Santa Maria

Maior Produtora de Álcool na Bahia

Investimentos no Campo, na Indústria e em Recursos Humanos

Irrigação

Fotos

A Usina Santa Maria

A Usina Santa Maria Ltda., localizada na BA 290, Km 43, Medeiros Neto-BA, é uma empresa dedicada à exploração da cana-de-açúcar e à produção de álcool (etanol), localizada no extremo sul da Bahia. Foi constituída em 2002 e possui como acionista majoritário a Quanti Participações Ltda. que detêm 98% de seu capital, e sua primeira safra ocorreu em 2005.
A Usina Santa Maria arrendou o parque agro-industrial da Medasa, empresa do Grupo São Luiz, fundada em 1984 e que operou por cerca de 20 anos no extremo sul da Bahia, introduzindo na região, de forma pioneira, a cultura da cana-de-açúcar. Foi durante esses anos também a maior produtora de álcool no Estado.
Em 2003, os acionistas da Medasa resolveram arrendar o parque agro-industrial para uma nova geração de empreendedores, que constituíram a Usina Santa Maria.
Neste mesmo ano, iniciou uma série de investimentos, principalmente no campo, objetivando incrementar a produção de cana-de-açúcar própria e fomentar seus fornecedores, para atingir, em breve uma moagem de mais de 1.500.000 toneladas.
Voltar ao topo

Maior Produtora de Álcool na Bahia
A empresa tem como principais clientes grandes empresas como a BR Distribuidora, Shell, Esso, Chevron, Cia. Ipiranga, Total Distribuidora, Petroserra, Petrobahia, Soll Distribuidora, Alesat e outras de médio porte.
A Usina Santa Maria é a maior produtora de álcool da Bahia.
No primeiro ano de operação plena, na safra de 2005, produziu 37,4 milhões de litros de álcool e a cada ano a empresa vem se superando. Em 2006 foram 49 milhões de litros de álcool produzidos, já em 2007 atingiu-se a produção de 70 milhões e em 2008 espera-se o recorde de 81 milhões. Tais avanços são reflexo dos investimentos na área industrial e agrícola.
Voltar ao topo

Investimentos no Campo, na Indústria e em Recursos Humanos
A Usina Santa Maria vem realizando investimentos para incrementar a produção e produtividade de cana-de-açúcar e álcool, além de realizar inovações tecnológicas de grande impacto, tanto na área agrícola como na indústria.
Tudo isto se traduzirá, em 2008, num novo recorde de produção, quando se espera uma moagem de 900.000 t. de cana-de-açúcar e 81 milhões de litros de álcool.
Mas a principal força da Usina Santa Maria são seus funcionários, motivados e empenhados para cada vez mais a empresa atingir melhores índices de eficiência.
Investir mais em tecnologia e treinamento com cursos de aperfeiçoamento de seus colaboradores vem sendo uma prática constante da empresa.
Voltar ao topo

Irrigação
A Usina Santa Maria, preocupada em elevar os índices de produtividade agrícola, investiu pesadamente em ferti-irrigação, utilizando a vinhaça (sub-produto da destilação do álcool) e água de lavagem de cana que, além de proporcionar a água necessária, também fornecem os principais elementos fertilizantes para a cultura da cana-de-açúcar.Hoje já são 4.000 ha. ferti-irrigados com modernos sistemas de canais e equipamentos auto-propelidos. A empresa também projeta a implantação de mais 4.000 ha. de irrigação utilizando pivots móveis, o que resultará numa área irrigada total de 8.000 ha. Estes investimentos estão programados para acontecer em 2008. Voltar ao topo