Educação Ambiental com os funcionários do setor de Reflorestamento.

Projeto Jacarandá-da-bahia

Reciclagem

Você Sabia?

Dicas Ambientais

Fotos

Responsabilidade Sócio-Ambiental

 

Educação Ambiental com os funcionários do setor de Reflorestamento.

Devido à rotatividade de funcionários no setor ambiental, ocasionado por atualização de quadro funcional e inserção de novos colaboradores no setor é de fundamental importância à aplicação de conhecimentos direcionados as atividades cotidianas e esclarecimentos de dúvidas que se fazem frequentes. Com este propósito, no dia 24.03.2011, o setor ambiental proporcionou aos funcionários do setor, informações didáticas sobre sustentabilidade ambiental  e as ações da empresa na recuperação de Áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente. Além de temáticas relacionadas ao meio ambiente, foram abordados diferentes assuntos como: Segurança no trabalho, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao departamento pessoal e a assistência oferecida pela empresa a cada funcionário.Voltar ao topo

 

Projeto Jacarandá-da-bahia

Em 12 de setembro de 2006 foi assinado Termo de Parceria entre IBAMA Eunápolis, Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, Associação de Pequenos Produtores Rurais da Agrovila Panorama, Usina Santa Maria, Corcovado Granitos e o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). A presente parceria tem como objetivo a implantação do Projeto Jacarandá-da-bahia, que visa colaborar com a recuperação do ecossistema Mata Atlântica no Município de Medeiros Neto, através da difusão do conhecimento e da utilização dos potenciais das espécies arbóreas nativas, sua produção e plantio. Prevê também ações de educação ambiental com enfoque nas comunidades rurais, com o objetivo de contribuir para as ações de sustentabilidade ambiental dessas comunidades e a melhoria da qualidade de vida (Fonte: Diário Oficial da União – Seção 3 – 23 de setembro de 2006). Estiveram presentes, como representantes da Usina Santa Maria, o diretor agrícola Dr Hairton Furtunato Gomes da Silva, a engenheira florestal Lausanne Soraya de Almeida e o diretor geral Dr. Sérgio Queiroga.
O projeto tem dado seus primeiros passos com ações como instalação elétrica, cercamento da área, coleta de sementes. A meta é iniciar a produção de mudas em 2007.
A representante da Usina Santa Maria, Engenheira Florestal, Lausanne Soraya de Almeida e do IBAMA, Natália Coelho Albuquerque, apresentaram o Projeto Jacarandá-da-bahia em evento ambiental que ocorreu nos dias 22 a 24 de novembro de 2006, o I Encontro Interinstitucional do Meio Ambiente: propostas e perspectivas de projetos ambientais do Extremo Sul da Bahia. É importante envolver a comunidade em todos os processos, inclusive de divulgação do projeto. Voltar ao topo

Representantes da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto (Luis A. Brito e Gilberto O. Andrade, Usina Santa Maria (Hairton Furtunato Gomes da Silva e Lausanne Soraya de Almeida) e IBAMA (Natália Coelho Albuquerque) no I Encontro Interinstitucional do Meio Ambiente, em que foi apresentado o projeto Jacarandá-da-bahia.

Reciclagem

A reciclagem é um processo que contribui com a conservação da natureza, pois tem o objetivo de reaproveitar materiais que seriam descartados e transformados em lixo. Com isso o processo de reciclagem contribui com a redução da poluição ambiental e ainda pode gerar renda para empresas e trabalhadores.
Conheça o período de decomposição de alguns materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia e aprenda a valorizar mais o meio ambiente e evitar o desperdício. Voltar ao topo

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Você Sabia?

Atualmente a reciclagem se enquadra entre as principais ferramentas do Desenvolvimento Sustentável, esse seguimento tem se destacado pela geração de renda através de resíduo inutilizado que posteriormente seria descartado em lixões ou no meio ambiente.
Com o objetivo de destinar este resíduo a um local adequado o Técnico em Segurança do Trabalho, Joseci de Oliveira Lima e a Engenheira Florestal Lausanne Soraya de Almeida, idealizaram um monitoramento de todo o plástico gerado nas atividades de campo e no âmbito da empresa. Esses resíduos compreendem em grande parte os sacos de adubos e sacolas de mudas utilizadas no reflorestamento de áreas da empresa. Segundo o Engenheiro Florestal Cássio Rocha Silva, nos últimos 5 anos a Usina chegou a encaminhar um total acumulado de 78.497 Kg de plástico a reciclagem, com uma média anual de 15.699,4 Kg/ano.

A comunidade e a natureza agradecem. Faça a sua parte, assim teremos um mundo melhor!

. Voltar ao topo

Já as embalagens de herbicidas e demais produtos agrotóxicos, a Usina Santa Maria cumpre fielmente a determinação legal da Lei 9974 de 06/06/2000 e do Decreto 3550, de 27/06/2000, entregando todas as embalagens de herbicidas e agrotóxicos na Central de recebimento de embalagens vazia da cidade de Teixeira de Freitas (BA)

Voltar ao topo

 

 

Voltar ao topo