HISTÓRIA

Grupo São Luiz

Medasa Medeiros Neto Destilaria de Álcool S.A.

A Medasa foi a primeira empresa do Grupo São Luiz a se instalar no extremo sul da Bahia, sendo pioneira na produção de cana-de-açúcar e etanol na região, cuja vocação era primordialmente a criação extensiva de gado.

Adquirida em 1980, teve sua primeira safra em 1986 e, durante 17 anos se manteve, apesar das dificuldades, produzindo em escala cada vez maior.

Em 2003, uma nova geração de empreendedores arrendou a Medasa, constituindo a Usina Santa Maria.

Usina Santa Maria

Sua primeira safra ocorreu em 2005 com 519.119 t. cana e desde então vem apresentando consistente crescimento em volume de cana moída e, obviamente, em seu faturamento.

Em 2021, sua moagem deverá atingir entre 1.850.000 t a 1.900.000 t. de cana, devendo gerar um faturamento (previsão) de cerca de R$ 360 milhões contra um faturamento de R$ 279 milhões em 2020, o que representa um significativo incremento de 29% num ano de situações difíceis em decorrência da pandemia do Covid-19.

Esse crescimento exponencial é devido graças à determinação de seus acionistas em investir pesadamente tanto na expansão da cultura da cana de açúcar como no seu parque industrial.

A fonte de recursos para alavancar tal crescimento é proveniente, basicamente, de recursos próprios gerados com os resultados das safras anteriores e reinvestidos no campo e na indústria. A empresa conta também com recursos adicionais no período de entressafra, provenientes de vendas com pagamento antecipado, para cobrir despesas de entressafra e manter os investimentos programados.

Desta forma, seguimos crescendo, reinvestindo recursos e, quando necessário, realizando antecipações para manter em dia os projetos de crescimento contínuo, tanto no campo como na indústria.

Graças ao constante reinvestimento, a Usina Santa Maria se tornou a maior produtora de etanol (anidro e hidratado) do Estado da Bahia e do Nordeste, gerando empregos, renda, tributos e bem-estar social e ambiental.

Principais Clientes

A empresa tem como principais clientes grandes empresas como a BR Distribuidora, Shell, Esso, Chevron, Cia. Ipiranga, Total Distribuidora, Petroserra, Petrobahia, Soll Distribuidora, Alesat e outras de médio porte. A Usina Santa Maria é a maior produtora de álcool da Bahia. No primeiro ano de operação plena, na safra de 2005, produziu 37,4 milhões de litros de álcool e a cada ano a empresa vem se superando. Em 2006 foram 49 milhões de litros de álcool produzidos, já em 2007 atingiu-se a produção de 70 milhões. Tais avanços são reflexo dos investimentos na área industrial e agrícola.