SOCIAL

As empresas nascem, crescem, morrem ou se perpetuam, dependendo de sua capacidade de produzir bons resultados. Para isso, precisam administrar os três recursos básicos de que dispõem: humanos, financeiros e físicos. A USINA SANTA MARIA LTDA proporciona serviços na área social, benefícios, assistência médica, segurança do trabalho, administração de pessoal, treinamento, remuneração e responsabilidade social.

Projetos da Área Social

A empresa tem como meta a criação de uma creche para atender a demanda dos funcionários da empresa. Estes deixariam suas crianças em local específico, com profissionais especializados, nas imediações da própria empresa. Outro projeto é a criação de um clube social para que os funcionários da empresa, juntamente com seus familiares, possam usufruir de lazer nos seus momentos de folga. Nesta safra de 2007 será inaugurado o nz’ovo restaurante da empresa, que apresenta espaço amplo e acomodações adequadas e agradáveis para o bem-estar do funcionário. O local também será utilizado para a realização de eventos na empresa, como treinamentos, palestras, recepção de visitantes. Investir na área social é um das prioridades da Usina Santa Maria.

Palestras de Integração com Trabalhadores Rurais

Em todo início de safra a Usina Santa Maria recebe novos trabalhadores rurais para o setor de corte de cana. Com isso surge a necessidade de passar informações sobre a empresa e seus diferentes setores a estes funcionários. Diante de tal necessidade, a empresa costuma realizar uma integração entre estes e representantes de vários setores da empresa. Neste momento há a participação de representantes da área de Produção Agrícola, Departamento Pessoal, Setor de Assistência Social, Setor de Segurança do Trabalho e Área Ambiental. Temas de extrema importância são abordados, como: aspectos relacionados ao corte da cana; pagamentos e descontos; acidentes de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), prevenção de acidentes de trabalho, ginástica laboral, desperdício de água e energia, cuidado com plantas e animais silvestres, entre outros. É de extrema importância que ocorra este momento de integração com os novos funcionários, para que os mesmos conheçam os procedimentos da empresa, bem como os responsáveis dos diferentes setores da empresa. A integração e o envolvimento de profissionais de diferentes setores da empresa faz com que esta cresça cada vez mais.

integrao

Trabalho com Qualidade

O Projeto de Ginástica Laboral foi implantado na Usina Santa Maria em 2007. Sob a supervisão da Drª. Tatiane Santos, fisioterapeuta e especialista em Ginástica Laboral, a Usina Santa Maria promove uma melhor qualidade de vida para os seus colaboradores. A ginástica laboral é composta por exercícios físicos voltados para a prevenção de inflamações e ou lesões em diversos segmentos articulares ou musculares por conta dos movimentos repetitivos realizados pelos cortadores de cana-de-açúcar. Atividades diversificadas individuais e coletivas também são realizadas com a equipe de cortadores de cana, tais como: aula de capoeira, campeonatos de futebol e peteca, comemorações em datas festivas e o estreitamento dos laços religiosos, contribuindo desta forma para a qualidade de vida do funcionário.

social2
social1